Topo

Forças curdas iraquianas recuperam cinco povoações no norte do Iraque

16/09/2014 13h35

Mossul (Iraque), 16 set (EFE).- As forças da região autônoma do Curdistão iraquiano recuperaram nesta terça-feira cinco povoações que estavam em poder dos jihadistas na região de Al Jazer, localizada a 22 quilômetros ao nordeste da cidade de Mossul, informaram à Agência Efe fontes curdas.

O porta-voz da União Patriótica do Curdistão (UPK), Gayath al Suryi, disse que as forças curdas ou "peshmergas" recuperaram essas povoações, após um ataque terrestre contra as bases do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), com cobertura aérea americana. Ele explicou que 14 jihadistas e quatro soldados curdos morreram durante essa operação, que começou logo cedo hoje e na qual quatro combatentes curdos ficaram feridos. Suryi acrescentou que a aviação americana bombardeou de maneira intermitente às forças jihadistas nas regiões do leste da província de Ninawa, Bartala e Bashiqa.

Os "peshmergas" retomaram hoje sua ofensiva contra os jihadistas, após uma semana de trégua, depois de os Estados Unidos voltarem a apoiar suas operações a partir do ar. O Estado Islâmico conquistou Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, em 10 de junho e declarou um "califado" nas zonas sob seu controle no norte da Síria e do Iraque, onde impuseram uma interpretação radical do islã.