Topo

Ataque armado em universidade na Nigéria deixa 13 estudantes mortos

17/09/2014 14h43

Lagos, 17 set (EFE).- Pelo menos 13 estudantes morreram e 47 ficaram feridos nesta quarta-feira em um ataque de um grupo armado na sede da Universidade Federal da Nigéria, na cidade de Kano, informou a polícia.

O ataque, no qual também morreram dois terroristas, supostos membros do grupo islâmico Boko Haram, aconteceu por volta das 14h30 locais (10h30 de Brasília), quando um grupo de homens entrou na instituição disparando contra os alunos.

"Detectamos movimentos de algumas pessoas em torno da universidade, mas os homens entraram muito rapidamente e começaram a atirar bombas", relatou aos jornalistas o delegado Adenrele Shinaba.

Os terroristas, armados com fuzis AK-47, mataram os guardas da entrada principal e, uma vez dentro da universidade, dispararam contra os estudantes que tentavam escapar e lançaram explosivos.

Este é o terceiro ataque cometido contra um centro educacional na cidade, situada no norte do país, após um atendado perpetrado por uma mulher em 30 de julho matar dois estudantes no Centro Universitário de Estudos Islâmicos e Legais.

Além disso, em 23 de junho, oito pessoas morreram após a explosão de uma bomba na Escola de Saúde.

Neste mesmo mês também foram atacadas uma estação de ônibus, uma igreja e um posto de gasolina, atentados que somaram dezenas de mortos.

Embora nenhum tenha reivindicado a autoria deste último ataque, suspeita-se de que ele foi obra da milícia radical islâmica Boko Haram, que nos últimos meses intensificou sua campanha de violência no estado de Kano.

Boko Haram, que significa "a educação não islâmica é pecado", luta para impor um Estado islâmico na Nigéria, país de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristã no sul.

O Boko Haram assassinou cerca três mil pessoas neste ano e 12 mil desde 2009, segundo os cálculos do governo nigeriano.