Topo

Casa Branca é parcialmente esvaziada por invasão

19/09/2014 22h10

Washington, 19 set (EFE).- O Serviço Secreto dos Estados Unidos evacuou parcialmente nesta sexta-feira a Casa Branca depois que um intruso pulou a cerca de proteção e se aproximou da residência oficial logo após o presidente americano, Barack Obama, ter deixado o recinto, informou a imprensa local.

Obama tinha decolado dos jardins da residência oficial minutos antes no helicóptero presidencial com destino a Camp David, no estado de Maryland, para passar o fim de semana junto com suas duas filhas, Malia e Sasha.

Pouco depois da saída do presidente, os jornalistas que estavam na sala de imprensa e parte do pessoal da Casa Branca receberam a ordem de evacuação, que foi suspensa aproximadamente meia hora mais tarde (às 21h15 de Brasília) quando o Serviço Secreto conseguiu deter o intruso.

O indivíduo, de quem não foi divulgado nenhum detalhe por enquanto, conseguiu driblar o amplo dispositivo de segurança que cerca a Casa Branca na entrada da Avenida Pensilvânia, pulou a cerca e conseguiu chegar muito perto do Pórtico Norte, como é possível ver em um vídeo gravado e publicado nas redes sociais por um cidadão que testemunhou a cena.

A segurança da Casa Branca entrou em alerta em várias ocasiões anteriores por indivíduos que tentaram pular a cerca do jardim ou que lançaram objetos através dela, mas uma evacuação parcial como a de hoje e a distância que o intruso conseguiu chegar é algo menos frequente.

Na semana passada, no dia do 13º aniversário dos atentados de 11/9, um indivíduo disfarçado do personagem "Pokémon" conseguiu pular uma das cercas da residência oficial e foi interceptado quase que imediatamente após colocar seus pés no jardim.