Topo

México e Cazaquistão encerram exigência de vistos diplomáticos e oficiais

19/09/2014 18h03

Cidade do México, 19 set (EFE).- Os secretários de Relações Exteriores do Cazaquistão e do México acordaram nesta quinta-feira o fim da exigência de vistos para diplomatas, oficiais e de serviço (funcionários que não pertençam ao serviço exterior) para que as relações bilaterais se fortaleçam.

Este foi um dos acordos assinados pelos chanceleres de ambos os países ontem na capital mexicana, como parte da visita do ministro cazaque Erlan Idrisson ao México.

Após um encontro no Ministério de Relações Exteriores da capital mexicana, Idrissov e seu colega José Antonio Meade acertaram também estabelecer um mecanismo de consultas em matérias de interesse comum, e assinaram um memorando de entendimento para a colaboração acadêmico-diplomática.

No princípio deste ano, funcionários dos dois países fecharam acordo para que o governo cazarque abrisse uma sede diplomática no México em 2014. O governo mexicano fará o mesmo na nação centro-asiática em 2015.

Em matéria econômica, o acordo prevê o aumento do número de missões empresariais e de comércio, particularmente nos setores de mineração, metalurgia, maquinaria, alimentação, construção e manufatura de materiais de construção, e o desenvolvimento da indústria química.

Idrissov iniciou ontem uma visita ao México para ampliar a relação com o país latino-americano, que começou com um encontro com o ex-presidente Vicente Fox (2000-2006).

Posteriormente se reuniu com o ministro de Economia, Ildefonso Guajardo, e com o diretor-geral ProMéxico, Francisco González Díaz, que lidera a instituição mexicana encarregada da promoção dos investimentos e exportações no país, assim como um grupo de empresários mexicanos.