Topo

"Não" à independência vence o referendo na Escócia, segundo a "BBC"

19/09/2014 01h37

Edimburgo (R.Unido), 19 set (EFE).- A campanha do "não" à independência da Escócia venceu o referendo realizado ontem, garantiu nesta sexta-feira a emissora pública britânica "BBC".

Os unionistas somam um respaldo de 54%, faltando apurar somente seis dos 32 distritos eleitorais, entre eles Edimburgo, mas a distância para o "sim", que tem 46%, já é inalcançável, segundo a emissora.

A vitória do "sim" na principal cidade da Escócia, Glasgow, com 53 % dos votos, não foi suficiente para alcançar o lado unionista, que se impôs na grande parte das circunscrições.

Em Glasgow houve uma participação de 75%, de 364.664 recenseados, abaixo da média próxima a 85% em toda Escócia.

Até o momento, 1.176.952 pessoas votaram a favor da independência da Escócia, enquanto 1.397.077 a rejeitaram, o que para a "BBC" é suficiente para prever que o "não" vencerá o referendo.

Apenas quatro dos 24 distritos eleitorais apurados deram a vitória ao "sim": Glasgow, Dundee, North Lanarkshire e West Dunbartonshire.

A vice-primeira-ministra do governo autônomo da Escócia e número dois do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, declarou que, embora o resultado ainda não esteja decidido, "aceita" o que as estatísticas "podem estar indicando".

Sturgeon também declarou que, seja qual for o resultado da votação, o povo escocês "pediu uma mudança" e se mostrou disposta a trabalhar com qualquer um que a facilite.

A expectativa é que o primeiro-ministro do governo autônomo da Escócia e líder do SNP, Alex Salmond, principal promotor do referendo, discurse nas próximas horas no centro nacional de apuração, perto do aeroporto de Edimburgo, onde os votos ainda não foram contabilizados.