Topo

Nick Clegg expressa alegria pela decisão "transcendental" da Escócia

De Londres

19/09/2014 03h04

O vice-primeiro-ministro britânico, o liberal-democrata Nick Clegg, expressou nesta sexta-feira (19) sua alegria pela "decisão transcendental" tomada pelos moradores da Escócia de rejeitar a independência no referendo realizado na quinta-feira (18).

Reino Unido e Escócia - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL
Os países Escócia, Inglaterra, Gales e Irlanda do Norte integram o Reino Unido, que tem Londres como capital e foi unificado em 1707.

Em uma breve declaração, Clegg disse sentir-se "encantado" depois que a população tomou a decisão de "proteger nossa família de nações para as futuras gerações".

"Em um mundo incerto e perigoso, não tenho dúvidas que somos mais fortes, mais seguros e mais prósperos juntos que se estivéssemos separados", comentou o líder liberal-democrata.

"Mas está claro que um voto contra a independência não é um voto contra a mudança", motivo pelo qual será preciso cumprir "com um pacote radical de nova entrega de poderes à Escócia", acrescentou.

Segundo Clegg, esta consulta marca um "novo capítulo" para a Escócia dentro do Reino Unido, mas também de uma "ampla reforma constitucional" para o país, em referência a que população da Inglaterra também quer um maior controle de competências.