Topo

Ataque de milícias curdas matam 18 jihadistas no norte da Síria

20/09/2014 04h16

Cairo, 20 set (EFE).- Pelo menos 18 combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) morreram neste sábado em um ataque realizado pelas milícias curdas na cidade de Kobani, no norte da Síria.

As chamadas Unidades de Proteção do Povo Curdo abordaram cinco veículos que transportavam os membros do EI na periferia de Kobani, informou em comunicado o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Um dos jihadistas mortos na emboscada, que causou também um número indeterminado de feridos, é de nacionalidade chinesa.

Os confrontos entre ambos lados continuam nos arredores desta cidade, situada na província de Aleppo e um dos principais enclaves curdos do norte da Síria.

Nos últimos três dias, o EI tomou o controle de mais de 60 povoados nas imediações de Kobani, segundo os dados do Observatório, que advertiu que se desconhece o paradeiro de dezenas de civis destas áreas, que poderiam ter sido sequestrados ou executados pelos jihadistas.

O porta-voz da principal formação política curda na Síria, o Partido da União Democrática, Nawaf Khalil, disse à Agência Efe ontem por telefone que "a situação em Kobani é muito perigosa".

Khalil detalhou que o EI emprega carros de combate e armas pesadas em seus ataques, enquanto as Unidades de Proteção do Povo Curdo receberam reforços da Turquia.

Os curdos sírios estão apresentando uma dura resistência ao avanço do EI, que em junho proclamou um califado no Iraque e na Síria, e seus enclaves foram anteriormente alvo dos jihadistas.

Os curdos sírios se concentram principalmente na província de Al Hasaka (nordeste) e nas regiões de Afrin e Kobani, em Aleppo, (norte) e representam 9% da população do país.