Topo

Jihadistas empregam defesa antiaérea contra caças americanos no Iraque

20/09/2014 06h08

Mossul (Iraque), 20 set (EFE).- Os combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) empregaram nas ultimas horas defesa antiaérea contra a aviação militar dos Estados Unidos no norte do Iraque, informou neste sábado à Agência Efe uma fonte de segurança.

Os caças americanos efetuaram ontem intensas missões de reconhecimento sobre a cidade de Mossul, controlada pelo EI desde junho, e os extremistas responderam com disparos de defesa antiaérea de calibre 57 milímetros.

O analista militar Amre Ismail, um piloto aposentado da aviação iraquiana, explicou à Efe que as armas utilizadas pelo EI nestes ataques são "tradicionais e antigas", motivo pelo qual é praticamente impossível que alcancem os aviões americanos.

Ismail acrescentou que os caças F16 voam a uma altura fora do alcance da defesa antiaérea dos jihadistas, que não supera os 5.700 metros.

O analista destacou, além disso, que, mesmo se os combatentes do EI empregassem mísseis antiaéreos modernos, os aviões americanos têm um sistema de infravermelhos para detectar qualquer perigo.

O EI derrubou há quatro dias um caça do exército sírio na cidade de Al Raqqah, no nordeste da Síria e reduto do grupo jihadista.

Os extremistas tomaram o controle de Mossul no último dia 10 de junho e dali avançaram por outras áreas do norte do Iraque, até proclamar um califado islâmico no território iraquiano e sírio sob seu controle.

Ontem, caças franceses realizaram seus primeiros bombardeios contra posições dos jihadistas no Iraque e destruíram completamente um depósito logístico no nordeste do país.