Topo

Baterias israelenses derrubam avião sírio sobre as Colinas de Golã

23/09/2014 05h32

Jerusalém, 23 set (EFE).- Baterias antimísseis israelenses do tipo Patriot derrubaram nesta terça-feira um avião de combate sírio que sobrevoava as Colinas de Golã, ocupadas por Israel desde 1967, informou o exército de Israel em comunicado.

O incidente aconteceu na primeira hora desta manhã e, segundo as Forças Armadas israelenses, está ainda sujeito à investigação militar.

"Há poucos instantes, um aparelho sírio penetrou no espaço aéreo israelense. O exército israelense o interceptou em voo, usando o sistema de defesa aérea Patriot. As circunstâncias do incidente estão sendo investigadas", explica a breve nota.

Em outra nota, a televisão oficial da Síria, que citou uma fonte militar, confirmou que "as forças da ocupação atacaram um avião de guerra sírio e o derrubaram".

Por sua parte, o Observatório Sírio de Direitos Humanos indicou que o avião sobrevoava a província síria de Quneitra, fronteiriça com as Colinas de Golã, quando foi atacado pelas forças israelenses.

A ONG acrescentou que o piloto saltou do aparelho e desceu em paraquedas.

Além disso, os rebeldes sírios anunciaram hoje em comunicado o início de uma nova ofensiva em Quneitra contra as forças do regime.

Nessa ofensiva participa a Frente dos Revolucionários Sírios, vinculado ao Exército Livre Sírio (ELS), e seu objetivo é tomar o controle dessa província síria.

As Colinas de Golã foram palco nos últimos meses dos efeitos dos combates entre grupos jihadistas e o Exército sírio.

Além disso, alguns dos projéteis cruzaram a fronteira com Israel, sendo que um deles matou uma pessoa perto da cerca que separa ambos países.

O incidente coincide hoje com o início dos bombardeios dos Estados Unidos e outros países de uma coalização internacional contra posições jihadistas, especialmente do Estado Islâmico (EI), no leste da Síria.