Topo

Coalizão bombardeia posições do EI na província síria de Aleppo

01/10/2014 04h30

Beirute, 1 out (EFE).- Os aviões da coalizão internacional bombardearam na noite de terça-feira posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na província de Aleppo, no norte da Síria, informou nesta quarta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A aviação internacional atacou por volta da meia-noite alvos nas imediações da cidade de Marea, afirmou a ONG.

Durante a terça-feira, a coalizão também realizou ataques nos arredores da cidade de Kobani, na província de Aleppo, localidade cercada pelos jihadistas, que conseguiram se aproximar a menos de três quilômetros deste reduto curdo na fronteira com a Turquia.

Por enquanto, ainda não se sabe se os ataques causaram mortos ou feridos entre milicianos do EI.

Na província de Al Hasaka, pelo menos quatro radicais morreram em confrontos contra as Unidades de Proteção do Povo Curdo perto do posto fronteiriço de Yarbia, na fronteira com a província iraquiana de Ninawa.

Os curdos contam com o apoio do chamado Exército da Dignidade, leal ao dirigente tribal árabe Hamidi Daham al Yarba.

Por outro lado, na cidade de Deir ez Zor, capital da província homônima, eclodiram ao amanhecer choques entre membros do EI e soldados do regime sírio no bairro de Al Hueiqa.

Paralelamente aos enfrentamentos, as forças armadas sírias bombardearam o distrito do Sheikh Yassin, na mesma cidade.

O EI controla a maior parte da província de Deir ez Zor, exceto alguns bairros de sua capital e o aeroporto.

A organização extremista sunita proclamou um califado no Iraque e na Síria no final de junho, onde conquistou partes do norte e do centro de ambos os países.