Topo

Drone americano mata importante comandante do Taleban no Afeganistão

Em Nova Déli

16/10/2014 05h55Atualizada em 16/10/2014 08h19

Abdul Rahman, importante comandante do Taleban, foi morto nesta quinta-feira (16) após mais um ataque realizado por drones americanos contra a província de Herat, no oeste do Afeganistão.

Além dele, a ofensiva matou entre 11 e 14 insurgentes, mas o número exato de vítimas causadas pelo bombardeio no distrito de Oba na noite de ontem ainda não é conhecido, informou à Agência Efe o porta-voz da polícia local, Dawood Ahmadi.

Rahman era um histórico comandante do Taleban, acusado pelas autoridades do Afeganistão pela morte de 80 policiais e militares do país, segundo a emissora de televisão local Tolo.

O uso de aviões não tripulados pelos Estados Unidos no país aumentou de forma exponencial nos últimos meses, causando a morte de dezenas de pessoas, a maioria do Taleban, conforme as autoridades afegãs.

O conflito no país está em um de seus momentos mais sangrentos desde a invasão dos EUA, que derrubou o regime do Taleban há 13 anos.

As tropas internacionais começaram em 2011 o processo de retirada gradual do Afeganistão e passaram a transferir, por fases, as competências de segurança às instituições afegãs.

A missão da Otan no Afeganistão, o Isaf, concluirá sua retirada no final deste ano. Os EUA anunciaram que manterão cerca de 9.800 soldados no país até completar sua saída total no final de 2016.