Topo

Morre aos 93 anos Benjamin Bradlee, um dos maiores jornalistas americanos

Ben Bradlee (esq.), durante um evento na Califórnia em abril de 2011, ao lado de Bob Woodward, um dos repórteres que cobriu o "Watergate" - Alex Gallardo/Reuters
Ben Bradlee (esq.), durante um evento na Califórnia em abril de 2011, ao lado de Bob Woodward, um dos repórteres que cobriu o "Watergate" Imagem: Alex Gallardo/Reuters

21/10/2014 23h15

Washington, 21 out (EFE).- Benjamin Bradlee, diretor que tornou o "Washington Post" jornal de referência mundial, morreu nesta terça-feira em sua casa em Washington D.C. aos 93 anos, de causas naturais.

Bradlee foi diretor do Post entre 1965 e 1991 e entrou na história como uma das figuras centrais do escândalo de "Watergate".

Com o caso, o Post deu mais um passo para sua consolidação como um dos grandes jornais, graças à habilidade e persistência dos repórteres Carl Bernstein e Bob Woodward.

Suas revelações sobre a espionagem ao Partido Democrata provocaram a renúncia do ex-presidente Richard Nixon em 1974.

Durante sua época à frente do Post, Bradlee dobro o tamanho da redação até chegar aos 600 trabalhadores e o orçamento dedicado à informação aumentou de US$ 3 milhões para US$ 60 milhões.

Com ele à frente do jornal, a tiragem passou de 446 mil exemplares a 802 mil e ganhou 23 prêmios "Pulitzer".