Topo

Patrick Pouyanné e Thierry Desmarest substituem Margerie à frente da Total

22/10/2014 11h43

Paris, 22 out (EFE).- Patrick Pouyyanné, que até então era responsável pela divisão de refino e petroquímica da Total, se transformou nesta quarta-feira no novo diretor-geral da companhia, enquanto a presidência não executiva será ocupada de forma provisória por Thierry Desmarest, que já esteve à frente da petrolífera francesa, após a morte de Christophe de Margerie.

Essas foram as decisões fundamentais tomadas por unanimidade pelo conselho de administração da Total reunido hoje com caráter extraordinário em resposta à morte de Margerie (63 anos) em um acidente de avião em um aeroporto de Moscou na noite de segunda para terça-feira.

A companhia detalhou em comunicado que Desmarest terminará seu mandato de presidente em 2015, quando atingirá o limite de idade estabelecido no estatuto da empresa. Com isso, a presidência será acumulada pela direção-geral, como ocorria até agora.

Pouyanné, um engenheiro de 51 anos, está desde janeiro de 2012 no comando das atividades de refino e petroquímica, quando também passou a fazer parte do comitê executivo do grupo.

Já Thierry Desmarest, de 68 anos, era presidente de honra da Total desde 2010, quando deixou a presidência nas mãos de Christophe de Margerie, que foi designado por ele 2007 como chefe-executivo e diretor-geral.

O conselho não se esqueceu de prestar uma homenagem a Christophe de Margerie, ao lembrar que o funcionário começou na Total em 1974 e fez parte do comitê executivo em 1999.

"As excepcionais qualidades, tanto humanas como profissionais, de Christophe de Margerie mostram como sua figura foi determinante para o sucesso da empresa", afirmou o conselho.

A Total tem mais de 100 mil funcionários e está presente em cerca de 130 países.