Topo

Sri Lanka retoma buscas por 192 pessoas desaparecidas após avalanche de terra

30/10/2014 04h48

Nova Délhi, 30 out (EFE).- As equipes de resgate retomaram nesta quinta-feira as operações para encontrar as 192 pessoas que permanecem desaparecidas após um deslizamento de terra no sul do Sri Lanka, onde já foram recuperados seis corpos, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

Cerca de 500 efetivos do Exército e do Centro Nacional de Gestão de Desastres (DMC, sigla em inglês) retomaram na manhã de hoje os trabalhos de resgate, que foram suspensos ontem à tarde por conta do mau tempo, disse à Efe o coordenador militar do DMC, S. Imaduwage.

A fonte explicou que os trabalhos de busca avançam devagar devido às más condições meteorológicas e à dificuldade do terreno.

Além disso, as equipes de resgate incorporaram cinco escavadeiras para ajudar nos trabalhos, já que muitas casas estão totalmente soterradas.

O acidente aconteceu ontem por volta das 7h locais (23h de Brasília da terça-feira) quando cerca de 140 casas ficaram soterradas por um deslizamento em Haldummulla, no distrito de Badulla, a cerca de 200 quilômetros de Colombo, a capital do país.

Por volta de 300 sobreviventes da catástrofe passaram a noite em várias escolas da região, que é conhecida pela produção de chá.

O Sri Lanka, que sofre duas monções por ano, foi atingido por fortes chuvas nas últimas semanas.

As avalanches de terra e as inundações são frequentes no sudeste asiático durante a época mais intensa das monções.

Em junho, 22 pessoas morreram em deslizamentos provocados pelas fortes chuvas no Sri Lanka.