Topo

Colégios eleitorais abrem na Tunísia para as eleições presidenciais

23/11/2014 07h02

Túnis, 23 nov (EFE).- Os colégios eleitorais abriram neste domingo na Tunísia às 8h (horário local, 5h de Brasília) para escolher o novo presidente entre os 22 candidatos que disputam a chefia suprema do país.

Nas ruas da capital se observava esta manhã um tímido movimento de pessoas que iam votar, sob fortes medidas de segurança.

O Ministério da Defesa posicionou 38 mil membros das Forças Armadas pelas áreas dos colégios eleitorais de todo o país, enquanto outro número similar de reservistas permanecem nos quartéis.

Todos os candidatos que concorrem às presidenciais tomaram como principal objetivo tentar tirar a vitória de Beji Caid Essebsi, veterano político cujo partido, o Nidá Tunis, ganhou de forma contundente as legislativas de outubro e que aparece em todas as pesquisas como o grande favorito.

Está previsto que os colégios fechem as 18h, com um horário reduzido em três regiões na fronteira com a Argélia submetidas a medidas excepcionais de segurança.

Estas últimas regiões servem habitualmente de refúgio a grupos terroristas, por isso que há dois anos são objeto de contínuos controles e intervenções militares.

Segundo a Lei Eleitoral, a Instância Superior Independiente para as Eleições (IES) dispõe de três dias para anunciar os resultados preliminares, embora a instituição tenha afirmado que tentará publicá-los em dois dias.

Além disso, o órgão tem até o dia 31 de dezembro para organizar o segundo turno.

Trata-se das primeiras eleições presidenciais livres e democráticas na história do país e o número de eleitores inscritos no censo eleitoral é de 5.285.625 de pessoas.

O pleito se realiza após a promulgação de uma nova Constituição que põe fim à transição democrática iniciada em 2011.