Topo

Bombardeios e choques na Síria deixam pelo menos 40 membros do EI mortos

24/11/2014 07h51

Beirute, 24 nov (EFE).- Pelo menos quarenta membros do grupo radical Estado Islâmico (EI) morreram entre domingo e segunda-feira em choques e bombardeios no reduto curdo sírio de Kobani e na província de Deir ez Zor, no nordeste da Síria.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos afirmou que pelo menos dezoito jihadistas morreram em combates contra as Unidades de Proteção do Povo, milícias curdo sírias, em Kobani, na província de Aleppo, no norte da Síria.

Os curdos avançaram nas últimas horas pelo interior da cidade, onde recuperaram o controle de vários edifícios nas imediações da prefeitura e de um complexo governamental de segurança.

Além disso, os aviões da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, lançaram pelo menos cinco ataques contra posições dos radicais.

Enquanto isso, em Deir ez Zor, pelo menos 22 integrantes do EI morreram ontem. Seis deles, membros da "polícia religiosa" do grupo extremista -entre eles dois sauditas e um tunisiano-, morreram pela explosão de uma bomba no veículo em que se deslocavam por Al Bukamal, na fronteira com o Iraque.

Outros treze jihadistas, a maioria estrangeiros, morreram em bombardeios da aviação do regime de Bashar al Assad em Hueiqa Sakr, nos arredores da cidade de Deir ez Zor, capital da província homônima.

Além disso, três combatentes do EI morreram nos ataques aéreos da coalizão internacional contra um posto de controle do EI em Al Bukamal.

O EI proclamou no final de junho um califado no Iraque e na Síria, onde o grupo assumiu o controle de grande parte de seu território.