Topo

Imigração para Reino Unido chega a 583 mil pessoas em um ano

27/11/2014 10h18

Londres, 27 nov (EFE).- O Reino Unido recebeu 583 mil imigrantes de junho de 2013 até junho de 2014, contra os 502 mil registrados no mesmo período do ano anterior, informou nesta quinta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS).

Os números representam um golpe para o governo do primeiro-ministro, o conservador David Cameron, que tinha fixado o objetivo de reduzir a imigração, política rejeitada pelos seus parceiros de Executivo, os liberais-democratas.

O ONS afirmou no relatório divulgado hoje que o aumento da imigração durante esses doze meses foi "significativo" do "ponto de vista estatístico".

Segundo a análise, o aumento da imigração foi propiciado, entre outros fatores, principalmente pela chegada ao Reino Unido de cidadãos procedentes da União Europeia (UE), e em menor escala de pessoas oriundas de países de fora do bloco.

A imigração líquida no Reino Unido -diferença entre os cidadãos que chegam e os que deixam o país- foi de 260 mil pessoas entre os meses de junho de 2013 e de 2014, frente aos 182 mil computados nesse mesmo período do ano anterior.

A ministra do Interior do Reino Unido, Theresa May, afirmou hoje que os fluxos migratórios na UE bloquearam os esforços efetuados pelo governo para situar o número da imigração líquida anual abaixo de 100 mil. Segundo May, é "improvável" que esse objetivo seja alcançado antes do final desta legislatura, em maio.

Por sua parte, o vice-primeiro-ministro britânico, o liberal- democrata Nick Clegg, disse hoje que o fracasso de seus parceiros conservadores para reduzir a imigração está destruindo a confiança dos cidadãos.

"Esta é uma preocupação dos conservadores. Eles fizeram essa promessa. Agora quebraram a promessa e têm que se sentir envergonhados por isso", declarou Clegg à emissora de rádio "LBC".

De acordo com o "número dois" do Executivo de Londres, o fracasso conservador destrói a "confiança" da cidadania no "sistema de imigração".