Topo

Segundo atentado no mesmo dia em Cabul mata três insurgentes e um estrangeiro

27/11/2014 17h12

Cabul, 27 nov (EFE). - Pelo menos três insurgentes morreram e um estrangeiro ficou ferido nesta quinta-feira em um ataque contra uma ONG em Cabul que terminou com um tiroteio, no segundo atentado talibã em um mesmo dia na capital do Afeganistão, afirmou o porta-voz da polícia de região, Hashmat Stanekzai.

O ataque aconteceu em Wazir Akbar Khan, uma área muito protegida de Cabul onde várias embaixadas têm sede e altos membros do governo vivem, situada cerca de quatro quilômetros de onde aconteceu esta manhã um atentado com um carro repleto de explosivos.

"Um criminoso ateou fogo na entrada do escritório e outros dois foram abatidos por forças de segurança", esclareceu, informando que um estrangeiro ficou ferido no ataque, que começou no início da noite e se estendeu por duas horas.

O porta-voz talibã, Zabihullah Mujahid, escreveu em seu Twitter que "um grupo de suicidas atacou um grande centro do inimigo, onde mataram e feriram dúzias de estrangeiros".

Este é o segundo ataque de hoje, ambos contra alvos estrangeiros. No primeiro, de manhã, um suicida detonou uma carga explosiva no veículo que dirigia quando estava perto de um carro da embaixada britânica.

Nesse ataque, quatro afegãos e um britânico da embaixada morreram, conforme confirmaram fontes oficiais do Afeganistão e do Reino Unido. Além disso, pelo menos 34 pessoas sofreram ferimentos com diversas gravidades.

O Afeganistão atravessa um de seus períodos mais sangrentos, depois que no ano passado as forças nacionais tomaram a responsabilidade da segurança com o começo da retirada da Isaf, que terminará no final deste ano.

No entanto, a Otan anunciou que manterá no país 2.700 militares instrutores a partir de 2015, enquanto que os Estados Unidos manterão no local 9.800 soldados até 2024.