Topo

Cristina Kirchner parte rumo ao Equador para participar de cúpula da Unasul

04/12/2014 13h33

Buenos Aires, 4 dez (EFE).- A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, partiu nesta quinta-feira rumo ao Equador para participar da 8ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e liderar a inauguração da sede do organismo, que levará o nome "Néstor Kirchner", informaram fontes oficiais.

A governante partiu às 10h49 locais (11h49 de Brasília) de Buenos Aires e está prevista sua chegada à cidade equatoriana de Guayaquil por volta das 17h de Brasília.

Cristina participará na cidade da transferência da presidência temporária do bloco (formado pela Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru Suriname, Uruguai e Venezuela), que passará do Suriname ao Uruguai.

No dia seguinte, a governante irá para Quito para participar da 8ª Cúpula Extraordinária de chefes de Estado da aliança criada em 2008.

Na capital equatoriana, liderará a inauguração da sede da Unasul, que levará o nome "Néstor Kirchner", em homenagem ao seu falecido marido, que foi presidente da Argentina entre 2003 e 2007.

Esta é a primeira viagem ao exterior de Cristina Kirchner após a presidente passar a maior parte de novembro recolhida devido a uma infecção intestinal, que inclusive a obrigou a ser hospitalizada durante uma semana.

A equipe médica presidencial autorizou a viagem ao Equador mas recomendou que Cristina não seguisse para o México, onde estava prevista sua presença na Cúpula Ibero-Americana e na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, que este ano homenageia a Argentina.