Topo

Morre o cardeal argentino Jorge Mejía, bibliotecário emérito do Vaticano

09/12/2014 11h50

(Atualiza com telegrama do papa).

Cidade do Vaticano, 9 dez (EFE).- O cardeal argentino Jorge María Mejía, arquivista e bibliotecário emérito do Vaticano, morreu aos 91 anos, anunciou nesta terça-feira em comunicado o escritório de imprensa vaticano.

O funeral está marcado para quinta-feira no altar da Basílica de São Pedro e será oficiado pelo decano do colégio cardinalício, Angelo Sodano, a quem posteriormente se unirá o papa Francisco.

Mejía tinha sofrido um infarto em 15 de março de 2013. Naquela ocasião, o papa foi visitá-lo na clínica romana Pio XI onde se encontrava internado e informou de sua situação em reunião com os cardeais.

O cardeal, que não participou da eleição de Francisco por ter mais de 80 anos, nasceu em Buenos Aires em 31 de janeiro de 1923.

O papa Francisco enviou um telegrama de pêsames ao irmão do purpurado argentino, Alejandro Jaime Mejía, que vive em Buenos Aires, e no qual se mostrava "triste" pela morte do que foi um amigo e que "durante longos anos serviu com fidelidade e competência em vários organismos da Santa Sé".

"Desejo fazer-lhe chegar meu mais sentido pêsame, assegurando minhas orações de sufrágio por ele, a quem me unia uma longa amizade, para que o Senhor conceda sua paz a quem se entregou de modo tão intenso e generoso à Igreja", disse o papa no telegrama. EFE

ccg/rsd