Topo

Canadá reconhece oficialmente que facilitou reconciliação entre EUA e Cuba

17/12/2014 17h19

Toronto (Canadá), 17 dez (EFE).- O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, confirmou nesta quarta-feira que o Canadá facilitou as reuniões entre funcionários governamentais de Estados Unidos e Cuba durante as quais os dois países decidiram restabelecer suas relações bilaterais.

"O Canadá está feliz por ter sido anfitrião de representantes de EUA e Cuba, o que lhes permitiu a discrição necessária para realizar essas importantes conversas", disse Harper em comunicado.

O primeiro-ministro canadense também parabenizou os dois países "por seu bem-sucedido diálogo e negociações, que levarão à normalização de suas relações".

Harper declarou, além disso, que "o Canadá apoia um futuro para Cuba que abranja totalmente os valores fundamentais de liberdade, democracia, direitos humanos e o Estado de direito".

Em seu comunicado, o primeiro-ministro canadense não deu detalhes sobre quando ou onde aconteceram as reuniões entre os funcionários americanos e cubanos.

A intervenção do Canadá na reconciliação dos dois países aconteceu apesar de as relações de Ottawa com Havana não passarem por seu melhor momento.

Desde sua chegada ao poder em 2006, o conservador Harper adotou uma postura combativa em relação a Cuba e seus aliados na América Latina, como a Venezuela.

Por exemplo, em 2012, o Canadá se opôs a que Cuba participasse da Cúpula das Américas e ressaltou que não estava interessado em buscar fórmulas que permitissem sua incorporação.

Apesar disso, o Canadá mantém fortes laços econômicos com Cuba e cerca de 800.000 turistas canadenses viajam a cada ano para a ilha caribenha.