Topo

Farc declaram cessar-fogo unilateral na Colômbia por tempo indeterminado

Em Havana

17/12/2014 19h22

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) anunciaram nesta quarta-feira (17) um cessar-fogo unilateral por tempo indeterminado, que entrará em vigor à 0h01 (horário local) de 20 de dezembro, como parte dos diálogos de paz que mantêm há dois anos com o governo colombiano.

"Este cessar-fogo unilateral, que desejamos que tenha longo prazo, será encerrado somente se for constatado que nossas estruturas guerrilheiras foram alvo de ataques por parte da polícia", disse hoje em Havana o chefe negociador das Farc, "Ivan Márquez" (codinome de Luciano Marín Arango), que leu um comunicado do Estado-Maior Central da guerrilha.

A decisão foi comunicada formalmente ao governo da Colômbia, declarou "Márquez".

O grupo rebelde ressaltou que, para conseguir o "pleno sucesso" desse cessar-fogo unilateral, deseja contar com a supervisão de órgãos regionais como a Unasul (União de Nações Sul-americanas), a Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos), o CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) e a Frente Ampla pela Paz.

"Queremos superar os episódios inúteis de sangue. Manifestamos várias vezes sem termos sido ouvidos", afirmou "Ivan Márquez" em Havana, sede dos diálogos.

Os insurgentes também indicaram que estão dispostos a convocar em Havana "todas as organizações colombianas sem fins lucrativos, amigas do processo de paz, para lhes fornecer um relatório" sobre esta iniciativa e com o propósito de convidá-los para que a apoiem pela paz da Colômbia.

Essa decisão das Farc foi anunciada durante uma entrevista coletiva concedida por seus negociadores na Mesa de Diálogos, no fechamento do ciclo 31 das negociações de paz realizadas em Havana com delegados do governo colombiano, na qual compareceu o quinto e último grupo de vítimas do conflito.