Topo

Exílio convoca manifestação em Miami contra "concessão" de Obama a Cuba

Em Miami

19/12/2014 12h54

A Assembleia da Resistência Cubana, integrada por grupos de dentro e fora da ilha, convocou nesta sexta-feira (19) uma mobilização para amanhã em Miami contra as "concessões" feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao "regime totalitário do general Raúl Castro".

A concentração, que acontecerá no popular parque público José Martí, acontecerá três dias depois que Obama e Castro anunciaram o degelo e a normalização das relações bilaterais, uma medida que foi recebida como um "soco" por várias organizações do exílio em Miami.

À rejeição expressada por boa parte da comunidade cubana às "concessões" de Obama se somaram os legisladores republicanos da Flórida, "indignados" também pelo giro da Casa Branca , e, por isso, já preparam "todo tipo de ações" para bloquear no Congresso a decisão presidencial.

Dentro deste histórico giro nas relações com a ilha caribenha, os EUA decidiram libertar os três agentes cubanos da "Rede Vespa" que ainda estavam presos neste país, enquanto Cuba pôs em liberdade o funcionário terceirizado americano Alan Gross e um espião americano de origem cubana, preso no país caribenho, que trabalhou para a CIA.