Topo

Secretário de Defesa dos EUA autoriza uso de mais 1.300 militares no Iraque

19/12/2014 21h59

Washington, 19 dez (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, autorizou esta semana o envio de até 1.300 soldados ao Iraque, como parte da estratégia para combater o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informou nesta sexta-feira o Pentágono.

O contingente faz parte do envio de 1.500 tropas adicionais anunciada pelo presidente dos EUA, Barack Obama, em novembro para "treinar, assessorar e ajudar" as Forças de Segurança iraquianas.

A terceira brigada de combate da 82ª Divisão Aerotransportada da base de Fort Bragg, na Carolina do Norte, fornecerá 1.000 soldados, enquanto o resto pertence a diferentes unidades da Marinha, da Força Aérea e do corpo de Infantaria da Marinha.

As equipes de assessores operarão em regiões da província de Anbar (oeste) e no norte da capital iraquiana, Bagdá, "áreas geográficas nas quais não tinham estado antes", disse o porta-voz do Pentágono, contra-almirante John Kirby, em comunicado.

A missão em seu conjunto foi projetada para treinar 12 brigadas iraquianas, incluindo nove das Forças de Segurança iraquianas e três do Exército curdo ("peshmerga").

Embora as tropas americanas trabalharão diretamente com as tropas iraquianas, Kirby enfatizou que se centrarão nos trabalhos de treinamento e não no campo de batalha.