Topo

EUA emitem alerta de viagem mundial após ataque na Austrália

20/12/2014 03h10

Washington, 19 dez (EFE).- O governo dos Estados Unidos emitiu nesta sexta-feira um alerta de viagem mundial após a tomada de reféns cometida por um islamita esta semana na Austrália, que acabou com a morte de três pessoas e quatro feridos.

O Departamento de Estado disse a seus cidadãos que o ataque "é uma lembrança" de que OS cidadãos americanos devem ter cuidado e manter um "alto nível" de vigilância, além de tomar medidas adequadas para "melhorar" sua segurança pessoal.

Concretamente, o alerta não menciona nenhuma ameaça específica, mas as autoridades temem que episódios como o da última segunda-feira possam inspirar ações violentas similares.

"Os cidadãos americanos no exterior devem levar em conta que grupos terroristas e indivíduos inspirados por eles podem representar uma ameaça imprevisível em lugares públicos", diz o alerta.

O Departamento de Estado lembrou que os alvos dos terroristas não se restringem a edifícios do governo e funcionários e que os ataques podem ocorrer em lugares públicos como "shoppings, locais de cultos religiosos e escolas".

O alerta de viagem expira em 19 de março.