Topo

Ex-presidente George H.W. Bush melhora mas passará fim de semana no hospital

28/12/2014 00h35

Washington, 27 dez (EFE).- O estado de saúde do ex-presidente americano George H.W. Bush, internado desde terça-feira passada, continua melhorando, mas ele passará o fim de semana no hospital, segundo informou hoje seu porta-voz.

"Sua saúde melhorou até o ponto de os médicos começarem a analisar datas para dar-lhe alta", explicou em comunicado o porta-voz do ex-presidente, Jim McGrath.

No entanto, McGrath acrescentou que Bush pai, de 90 anos, permanecerá "em observação" no Hospital Metodista de Houston (Texas), onde foi internado na terça-feira passada por causa de um problema respiratório, durante todo o fim de semana.

McGrath transmitiu na quinta-feira os desejos de feliz Natal de Bush, que passou o dia estável e recebeu a visita de vários parentes, entre eles sua esposa, Barbara.

Em novembro de 2012, Bush foi internado no mesmo hospital, onde passou mais de um mês por complicações derivadas de uma bronquite.

Bush, que sofre de mal de Parkinson e tem dificuldades para movimentar as pernas, comemorou em junho passado seu 90º aniversário com um salto de paraquedas, da mesma forma que quando completou 85, 80 e 75 anos.

Veterano da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o republicano George H.W. Bush comandou o país de 1989 a 1993, foi vice-presidente durante o mandato de Ronald Reagan (1981-1989) e é pai do também ex-presidente George W. Bush (2001-2009).

Começou a ter problemas de saúde em 1991, quando, ainda sendo presidente, foi internado por uma arritmia cardíaca e os médicos lhe detectaram a doença de Graves.

No ano de 2000 também necessitou de tratamento no Hospital Comunitário Naples na Flórida, após se sentir indisposto.