Topo

Pena de prisão de 2 condenados por homossexualidade no Marrocos é diminuída

31/12/2014 22h21

Rabat, 31 dez (EFE).- Dois homens do Marrocos que foram julgados no dia 18 de dezembro a três anos de prisão em Al Hoceima, norte do país por práticas homossexuais tiveram suas penas reduzidas, informaram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes da Associação Marroquina de Direitos Humanos (AMDH).

Os dois acusados, um homem de 60 anos - vereador da cidade de Imzouren, vizinha a Al Hoceima - e um estudante de 23 anos, foram condenados pelo Tribunal de Apelação de Al Hoceima a um ano de prisão para o primeiro e seis meses para o jovem, explicou à Efe Ali Benmezian, representante da seção local da AMDH nessa cidade.

Os dois homens foram acusados em Primeira Instância de "homossexualidade" e "perturbação da ordem pública", enquanto o vereador de Imzouren é acusado também de "tentativa de corrupção".

O caso veio à tona no dia 13 de dezembro quando a Gendarmaria Real (Polícia) deteve os dois homens dentro de um carro que estava escondido em uma floresta próxima à costa mediterrânea.

O Código Penal marroquino castiga em seu artigo 489 com uma pena de entre seis meses e três anos de prisão "quem cometa um ato impudico com um indivíduo de seu mesmo sexo".