Topo

Tempestade tropical Jangmi deixa 59 mortos nas Filipinas

30.dez.2014 - Moradores usam barco para deixar suas casas atingidas por inundação provocada pela passagem da tempestade tropical Jangmi, em Seniang, na província de Samar, nas Filipinas - Rowel Montes/ Reuters
30.dez.2014 - Moradores usam barco para deixar suas casas atingidas por inundação provocada pela passagem da tempestade tropical Jangmi, em Seniang, na província de Samar, nas Filipinas Imagem: Rowel Montes/ Reuters

Em Bancoc

01/01/2015 06h33

Pelo menos 59 pessoas morreram nas regiões centrais e sul das Filipinas por causa das inundações e deslizamentos de terra provocados pela tempestade tropical Jangmi, confirmaram nesta quinta-feira as autoridades locais.

As áreas de Visayas, no centro do arquipélago, e a ilha de Mindanao, a região mais meridional do país, são as mais afetadas, segundo o Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres, informou a imprensa local.

A tempestade tropical já está fora do território filipino.

Mais de 121 mil pessoas foram afetadas pela Jangmi, das quais cerca de 80 mil foram transferidas para abrigos, segundo a agência nacional.

A grande maioria das regiões afetadas pelas inundações sofreu no começo do mês passado a devastação do tufão Hagupit que cruzou de leste a oeste a região central das Filipinas com direção noroeste.

O Hagupit, que na chegada ao país mantinha ventos sustentados de 175 km/h e rajadas de até 210 km/h, matou 28 pessoas e obrigou o deslocamento de 1,85 milhão.

Entre 15 e 20 tufões passam a cada ano pelas Filipinas durante a temporada chuvosa, que começa em geral em junho e termina em novembro.