Topo

Primeiro-ministro malaio contrai E. coli ao visitar área de inundações

Vítimas das enchentes na Malásia cumprimentam o primeiro-ministro do país, Najib Razak (centro), após sua chegada ao centro de refúgio em Pasir Mas, nos arredores de Kota Bharu - Mohd Rasfan/AFP
Vítimas das enchentes na Malásia cumprimentam o primeiro-ministro do país, Najib Razak (centro), após sua chegada ao centro de refúgio em Pasir Mas, nos arredores de Kota Bharu Imagem: Mohd Rasfan/AFP

Em Bancoc

05/01/2015 07h43

Bangcoc, 5 jan (EFE).- O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, está em repouso após os médicos constatarem que ele contraiu a bactéria E. coli, provavelmente ao visitar as áreas do noroeste do país afetadas por inundações, informam nesta segunda-feira fontes oficiais.

"Os médicos recomendaram descanso. Ele retornará aos seus deveres assim que for possível", publicou em uma mensagem no Twitter o gabinete oficial do primeiro-ministro.

As autoridades sanitárias locais disseram que o governante pode ter sido infectado ao ingerir comida ou bebida contaminada durante a visita à área inundada.

O E. coli, abreviatura da bactéria Escherichia coli, vive geralmente em intestinos de animais. A bactéria pode causar infecções intestinais.

Pelo menos 21 pessoas morreram no final de dezembro nas inundações, que obrigaram mais de 250 mil pessoas a abandonarem seus lares.

O presidente malaio se viu forçado a encurtar suas férias no Havaí, onde chegou a ser fotografado jogando golfe com o presidente americano, Barack Obama, para ir para as zonas do desastre.

A Malásia está em plena estação das monções, que termina geralmente em março.