Topo

Pegida antecipa manifestação para evitar enfrentamentos

25/01/2015 11h57

Berlim, 25 jan (EFE).- O movimento islamofóbico "Patriotas Europeus contra a Islamização do Ocidente" (Pegida) antecipou para a tarde deste domingo sua manifestação na cidade alemã de Dresden, que habitualmente acontece às segunda-feira, supostamente para evitar enfrentamentos com pessoas contrárias à agitação civil.

Na segunda-feira, além disso, a cidade de Dresden, onde surgiu este movimento islamofòbico, acolhe um concerto contra a xenofobia sob o lema de "Aberta e colorida: Dresden para todos", na qual está prevista a participação de vários destacados artistas alemães.

Os seguidores do Pegida "não têm por que perder este grande evento cultural gratuito", disseram os organizadores da manifestação deste movimento islamofòbico.

A de hoje será a primeira concentração do Pegida depois na segunda-feira, teve sua passeata cancelada por ameaça terrorista e após a renúncia de seu líder, Lutz Bachmann, pela aparição de uma foto sua posando como Hitler.

A imagem tinha sido postada em sua conta de Facebook pelo próprio Bachmann com uma série de mensagens nas quais insultava os peticionários de asilo.

Na anterior manifestação, a 12ª, o Pegida reuniu cerca de 25 mil pessoas, mais do em qualquer outra ocasião.EFE

egw/ff