Topo

Centenas de mineiros ficam bloqueados após ataque de artilharia em Donetsk

26/01/2015 10h07

Moscou, 26 jan (EFE).- Centenas de mineiros estão bloqueados em uma mina na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, que ficou sem energia após um míssil atingir nesta segunda-feira uma central elétrica, segundo informaram as autoridades separatistas.

"Agora, 496 mineiros se encontram sob terra. Neste momento está sendo preparado uma operação para trazê-los para a superfície", informaram os serviços de emergência da autoproclamada região popular de Donetsk para a agência "RIA Novosti".

Segundo o subchefe do Estado-Maior dos separatistas, Eduard Basurin, 110 operários já foram evacuados, informou a agência "Interfax".

"O obus caiu em uma zona próxima à mina. Como resultado, o abastecimento elétrico ficou interrompido. Não há perigo de inundação", disse.

A mina de Zasiadko ficou sem energia depois que um projétil inutilizou hoje uma pequena estação elétrica no bairro de Kievski, em Donetsk, em um ataque realizado pelas forças governamentais, segundo os rebeldes pró-Rússia.

Os combates na região fizeram com que dezenas de minas de carvão fossem fechadas, embora muitos mineradores sigam trabalhando em jazidas localizadas longe da frente de batalha.

No sábado, trinta civis morreram na cidade de Mariupol em um ataque com artilharia pesada contra um bairro residencial do porto do mar de Azov, sede do governo regional de Donetsk, leal a Kiev.

As autoridades de Kiev responsabilizaram pelo bombardeio as milícias separatistas pró-Rússia, que pouco antes do ataque tinham anunciado o começo de uma ampla ofensiva em todo o leste da Ucrânia. EFE

io/dk