Topo

EUA parabenizam Grécia por eleições e esperam trabalhar com novo governo

Em Washington

26/01/2015 13h06Atualizada em 26/01/2015 13h34

O governo dos Estados Unidos parabenizou a Grécia nesta segunda-feira pelo "êxito" das eleições realizadas no domingo, vencidas pelo líder da coalizão de esquerda Syriza, Alexis Tsipras, e afirmou que espera trabalhar "estreitamente" com o novo governo do país.

"Como amigo de longa data e aliado", o governo dos Estados Unidos continuará apoiando os esforços do povo grego e da comunidade internacional para "reforçar as bases de uma prosperidade de longo prazo para a Grécia", disse em comunicado o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

O porta-voz do presidente dos EUA, Barack Obama, também lembrou que os gregos deram "muitos passos difíceis, mas importantes, para estabelecer os fundamentos da recuperação econômica".

A coalizão Syriza conquistou a vitória nas eleições gregas com 36,34% dos votos e 149 cadeiras, apenas duas abaixo da maioria absoluta.

Tsipras jurou o cargo nesta segunda-feira como novo primeiro-ministro grego perante o presidente da República, Károlos Papoulias.

Durante a campanha eleitoral, a Syriza defendeu a negociação de uma remissão da dívida e o fim às políticas de austeridade.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou que não acredita que haja muito apoio na zona do euro para um perdão da dívida e disse que, "enquanto estiver em andamento", o novo governo grego, conversará sobre uma possível renegociação do resgate.

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, descartou uma remissão da dívida grega, entre outras razões pelas regras da zona do euro e a igualdade entre todos os membros, em entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal "Le Monde".