Topo

Líder de Gregos Independentes anuncia que "há governo na Grécia"

26/01/2015 08h12

Atenas, 26 jan (EFE).- O líder dos Gregos Independentes, partido da direita nacionalista da Grécia, Panos Kammenos, afirmou após se reunir com Alexis Tsipras, vencedor das eleições realizadas ontem, que "a partir deste momento há governo" no país.

"Os Gregos Independentes darão seu voto de confiança ao governo. Hoje Alexis Tsipras (líder da coalizão de esquerda Syriza) visitará o presidente (Karolos Papoulias) e anunciará o governo", disse Kammenos.

"O objetivo é que os gregos avancemos unidos para readquirir a soberania nacional", disse Kammenos ao sair da reunião com Tsipras.

O partido Gregos Independentes terminou a eleição como a sexta força do parlamento grego, com 4,75% dos votos (13 cadeiras).

As reuniões para formar um novo Executivo na Grécia começaram hoje, depois que a legenda esquerdista Syriza terminou a apenas duas cadeiras (149) da maioria absoluta.

A primeira reunião do ganhador das eleições, Alexis Tsipras, foi realizada com Kammenos.

O líder deve se encontrar hoje com o presidente do partido centrista To Potami, Stavros Theodorakis, e com o presidente do Partido Comunista KKE, Dimitris Kutsumbas.

Segundo uma fonte da Syriza, a intenção é que Tsipras jure hoje mesmo o cargo e o novo governo esteja definido amanhã à tarde ou no máximo até quarta-feira de manhã.