Topo

Tsipras afirma que suas "propostas realistas" permitem "acordo viável"

04/02/2015 14h54

Paris, 4 fev (EFE).- O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, afirmou nesta quarta-feira que as propostas que seu governo está apresentando para os sócios europeus são "realistas" e podem levar a um "acordo viável", e que a estabilidade da Europa requer uma mudança de políticas econômicas.

Tsipras, que foi recebido em Paris pelo presidente francês, François Hollande, após ter se reunido em Bruxelas com os principais responsáveis das instituições europeias, disse que "a estabilidade da UE (União Europeia) pressupõe uma mudança de política econômica, um giro rumo ao crescimento".

"Necessitamos de um novo acordo para voltar ao crescimento" e que se recupere o emprego, sustentou o primeiro-ministro grego, para quem a França "deve ter um papel preponderante para esta mudança de política".

Tsipras argumentou que suas propostas permitirão ao seu governo uma margem para realizar as reformas necessárias para que o país seja crível e "restitua a justiça social".

O primeiro-ministro falou em "lutar contra a evasão fiscal" e construir "um Estado que não seja clientelista".

Hollande, por sua parte, considerou que "é hora de encontrar uma solução de longo prazo sobre a Grécia na Europa", que passe pela "solidariedade" mas também pela "responsabilidade".

O presidente disse que é preciso respeitar o voto dos gregos, "que foi claro, forte e significou que a austeridade como única perspectiva não é suportável".