Topo

Morre aos 94 anos o lendário trompetista de jazz Clark Terry

22/02/2015 14h21

Nova York, 22 fev (EFE).- Clark Terry, um dos trompetistas americanos de jazz mais importantes e influentes de sua geração, morreu no sábado aos 94 anos, informou hoje sua família.

"Nosso querido Clark Terry se uniu a 'big band' do céu, onde está cantando e tocando com os anjos. Nos deixou em paz, rodeado de sua família, estudantes e amigos", disse sua mulher, Gwen Terry, em mensagem publicada no site do artista.

Terry, que alcançou a fama como um dos poucos músicos a fazer parte das orquestras de Duke Ellington e Count Basie, foi durante décadas uma das figuras mais reconhecidas do jazz americano.

O músico gravou com artistas fundamentais como Charles Mingus e Thelonious Monk, e teve seus próprios conjuntos. Além disso, tornou-se conhecido por seus divertidos números de improvisação vocal, sempre populares entre seu público.

Nascido em Saint Louis, em 1920, Terry foi um dos primeiros músicos afro-americanos a contar com um posto fixo na televisão, como membro da banda The Tonight Show Band, da "NBC".

Durante a segunda metade de sua carreira, o trompetista se destacou também por ser um dos grandes defensores do ensino do jazz e por seu trabalho como professor na Universidade William Paterson, em Nova Jersey.