Topo

Após visitar Cuba, Zapatero vai para Bolívia e elogia governo Morales

27/02/2015 14h27

La Paz, 27 fev (EFE).- O ex-presidente do governo da Espanha José Luis Rodriguez Zapatero iniciou nesta sexta-feira uma visita privada à Bolívia, um país que segundo sua opinião "modificou a história" e "tem um horizonte muito positivo pela frente".

Rodríguez Zapatero chegou hoje a La Paz e terá no país uma vasta programação, que começa na Universidade Mayor de San Andrés (UMSA), onde receberá o título de doutor honoris causa em reconhecimento "a destacada atividade desenvolvida durante seu mandato", segundo a instituição.

O ex-governante viajou acompanhado do ex-ministro de Relações Exteriores espanhol Miguel Ángel Moratinos.

Rodríguez Zapatero chegou a La Paz procedente de Cuba, onde foi recebido nesta semana pelo presidente Raúl Castro, dentro de uma viagem que incomodou o governo espanhol e foi qualificada pelo atual chanceler, José Manuel García-Margallo, como uma "extraordinária deslealdade".

"É um prazer estar na Bolívia, uma missão que tinha pendente e estou muito contente de estar aqui", disse aos jornalistas ao chegar na universidade. O socialista não visitou a Bolívia durante o período em que governou a Espanha.

Rodríguez Zapatero disse que tem uma alta consideração pelo que "foi feito nos últimos anos" na Bolívia.

Após receber o título, o político dará uma conferência. Em comunicado, a UMSA disse que a "destacada" atividade de Rodríguez Zapatero à frente do governo espanhol gerou um "impulso para a extensão dos direitos cívicos e sociais em seu país, para a paz e diminuição da taxa de desemprego".

Após o ato acadêmico, Rodríguez Zapatero e Moratinos almoçarão no palácio de governo com o presidente boliviano, Evo Morales, confirmou hoje a presidência do país.

O programa do ex-chefe de governo e do ex-chanceler na Bolívia terminará com uma entrevista coletiva.