Topo

Maioria dos franceses é favorável a atacar o Estado Islâmico na Síria

Em Paris

01/03/2015 09h26

De acordo com uma pesquisa divulgada neste domingo, 58% dos franceses são partidários de que seu país intervenha militarmente na Síria contra a organização jihadista Estado Islâmico (EI), que já bombardeia o vizinho Iraque.

O conflito sírio recobrou relevância nesta semana na França após a visita, a título pessoal, de quatro parlamentares franceses a Damasco, algo que foi rejeitado por 61% dos consultados na pesquisa de Ifop e divulgado hoje pelo jornal "Le Journal du Dimanche".

Apesar de tudo, o país se mostra dividido sobre a conveniência de dialogar com o regime de Bashar al Assad, a teor da ameaça que representa o EI não só dentro das fronteiras da Síria, mas também na Europa.

56% dos indagados não querem que sejam reabertos os canais de diálogo com o regime sírio, frente aos 44% que desejam.

Especialmente partidários de retomar o contato com Assad são os eleitores do primeiro partido da oposição, a conservadora União por um Movimento Popular (UMP), liderada por Nicolas Sarkozy, que 58% desejam o diálogo com o regime sírio.

A França está há três anos sem relações diplomáticas com o regime sírio, após fechar sua embaixada no início de março de 2012, ao mesmo tempo que a maioria de potências ocidentais.

Na segunda-feira, o porta-aviões nuclear "Charles de Gaulle", embarcação emblemática da frota francesa, uniu-se ao dispositivo de ataque lançado pela França contra o EI no Iraque, que se iniciou em setembro.