Topo

Opositores marcham hoje pelo centro de Moscou em memória de Nemtsov

01/03/2015 06h06

Moscou, 1 mar (EFE).- A oposição russa realizará neste domingo uma passeata, que se espera seja grande, pelo centro de Moscou em memória do líder opositor liberal Boris Nemtsov, assassinado a tiros perto do Kremlin perto da meia-noite da sexta-feira.

A manifestação conta com a permissão da Prefeitura, que autorizou a participação de até 50 mil pessoas.

O começo da passeata, que passará pela ponte sobre o rio Moscova onde Nemtsov, de 55 anos, foi abatido por quatro disparos de dentro de um carro, está previsto para as 15h (horário local, 9h em Brasília).

As autoridades moscovitas adotaram medidas para garantir a segurança durante a manifestação.

"Fazemos um apelo a todos que vão a participar da passeata que sejam compreensivos com o trabalho da Polícia a fim de que não aconteceçam incidentes nem provocações", disse ontem o chefe do Departamento de Segurança da Prefeitura, Alexei Majorov.

A oposição atribuiu o assassinato de Nemtsov à intolerância em relação à dissidência que reina no país.

"As autoridades criaram um clima de ódio, inimizade e perseguição ao tachar de traidores a oposição. Tudo isto não podia acabar de outra maneira", disse o ex-deputado russo Gennady Gudkov.

O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu à mãe de Nemtsov que "fará tudo para que organizadores e autores materiais deste assassinato recebam seu merecido castigo".