Topo

Polícia russa detém deputado ucraniano na passeata em memória de Nemtsov

01/03/2015 11h53

Moscou, 1 mar (EFE).- A polícia deteve neste domingo, em Moscou, o deputado ucraniano Aleksandr Goncharenko quando participava da passeata em memória do líder opositor liberal russo Boris Nemtsov, assassinado a tiros na noite de sexta-feira no centro da capital russa.

A detenção do legislador ucraniano foi confirmada pelo escritório de imprensa de Ministério do Interior, que não explicou os motivos da mesma.

Goncharenko, de 34 anos, é membro do grupo parlamentar do bloco do presidente ucraniano, Petro Poroshenko.

"Eu não levava cartazes e nem bandeiras: me detiveram pela camisa", escreveu o próprio deputado no Facebook, que publicou uma foto sua na passeata na qual é possível vê-lo com uma camiseta branca com o retrato de Nemtsov e a legenda "Os heróis não morrem", em ucraniano.

Esse lema foi a frase adotada depois da primeiras vítimas mortais entre os participantes da revolta civil em Kiev, que em fevereiro de 2014 conduziu à derrocada do presidente Viktor Yanukovich.

Segundo fontes citadas pela agência "Interfax", Goncharenko poderia ser preso por ter relação com os sangrentos enfrentamentos que ocorreram em Odessa em 2 de maio do ano passado, quando cerca de 50 manifestante pró-Rússia morreram carbonizados no incêndio da Casa da Cultura dessa cidade ucraniana.