Topo

Explosão de bomba deixa pelo menos 4 civis mortos em Benghazi, na Líbia

02/03/2015 07h37

Trípoli, 2 mar (EFE).- Pelo menos quatro civis morreram ontem à noite após a explosão de uma bomba na localidade de Sidi Husin, na cidade de Benghazi, na Líbia, informou nesta segunda-feira à Agência Efe uma fonte de segurança local.

Segundo a fonte, o artefato foi lançado por um indivíduo desconhecido e deixou ainda quatro veículos destruídos e várias casas danificadas.

Além disso, quatro soldados das forças do general sublevado Khalifa Hafter, que luta a favor do governo líbio internacionalmente reconhecido em Toubruk, morreram ontem à noite na cidade de Benina em uma emboscada supostamente efetuada por milícias islamitas rebeldes.

Outros choques ocorreram ontem no bairro de Qar Yunis, em Benghazi, entre as forças islamitas de "Maylis al Shura" e "Zuar de Benghazi" e a brigada "21", aliada de Hafter, mas sem deixar vítimas fatais.

No sábado passado, cinco soldados leais a Hafter morreram em enfrentamentos com milícias islamitas rebeldes no cerco à cidade de Benghazi.

Hafter, que tinha lutado inicialmente com Muammar Kadafi, desertou e se aliou às milícias que apoiaram a revolta que derrubou Kadafi em 2011, mas em maio do ano passado lançou uma ofensiva militar com ajuda das Forças Armadas contra Benghazi e outras localidades do leste de país.

Os ataques, que contam com o apoio financeiro e político do Egito, foram ampliados a zonas do oeste da Líbia com o objetivo de enfraquecer o poder islamita e do parlamento paralelo da capital.

A Líbia vive uma situação de caos, vítima da anarquia e da guerra civil, desde que 2011 a comunidade internacional contribuiu para derrubar o regime ditatorial de Kadafi.

Desde então, dois governos opostos lutam pelo poder e o controle dos vastos recursos naturais apoiados por milícias islamitas, leais ao antigo regime, líderes tribais e senhores da guerra que traficam petróleo, armas, drogas e pessoas.