Topo

Ação para libertar xiitas afegãos sequestrados deixa 26 insurgentes mortos

03/03/2015 07h40

Cabul, 3 mar (EFE).- Pelo menos 26 insurgentes morreram nas últimas horas em uma operação das forças de segurança do Afeganistão para resgatar 30 xiitas da etnia hazara sequestrados há uma semana no sul do país, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O exército e a polícia afegãos lançaram ontem à noite uma operação no distrito de Jak-i-Afghan, no sul da província de Zabul, que continua em andamento e tem como objetivo libertar os reféns, disse o porta-voz do governador provincial, Gul Islan Syal. A etnia hazara é alvo de perseguição no Afeganistão.

"Podemos confirmar que até agora 26 insurgentes morreram e que a operação continua", afirmou Syal. O porta-voz disse ainda que entre as vítimas se encontram estrangeiros.

A operação militar foi iniciada depois que negociações entre líderes locais e os insurgentes para a libertação dos sequestrados não deram resultados, segundo a fonte.

A área onde os insurgentes mantêm os xiitas presos está cercada pelas forças de segurança.

O sequestro aconteceu em 23 de fevereiro, quando homens armados desconhecidos sequestraram os passageiros de dois ônibus na estrada Kandahar-Kabula, na província de Zabul.

Em um país predominantemente sunita, os muçulmanos xiitas representam pouco menos de 20% da população e são principalmente membros da comunidade hazara, etnia de 9% dos afegãos.