Topo

Exército iraquiano estreita cerco à cidade estratégica controlada pelo EI

03/03/2015 18h51

Bagdá, 3 mar (EFE).- As forças iraquianas continuam estreitando o cerco ao redor de Tikrit, capital de Saladino, cidade estratégica em poder dos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI).

O presidente da Comissão de Segurança da província de Saladino, Jassim al Jabara, informou à Agência Efe que tropas leais ao governo de Bagdá recuperaram o poço petroleiro de Alás, situado ao leste da cidade de Alalam, 15 quilômetros ao norte de Tikrit.

A fonte detalhou que forças do exército regular tinham conseguido também expulsar os combatentes do EI desta cidade em seu avanço rumo a Tikrit.

Os militares também recuperaram o controle da aldeia de Al Maabdi, na comarca de Alalam, assim como da estrada que une Kirkuk com Tikrit, uma importante via de abastecimento dos jihadistas.

Segundo Jabara, as tropas governamentais poderão completar o cerco a Tikrit nas próximas horas ou dias se for mantido o atual progresso dos combatentes, que estão sendo apoiados pela aviação iraquiana.

Durante a manhã, as forças iraquianas já haviam recuperado o controle da cidade de Hamarin e de outras aldeias no norte da província de Saladino.

Uma fonte da polícia informou à Efe que durante as operações nestas áreas morreram pelo menos 18 jihadistas, entre eles dois que tentaram realizar atentados suicidas.

A conquista de Hamarin, cerca de 25 quilômetros ao norte de Tikrit, é relevante por se tratar de uma área montanhosa na qual os extremistas têm esconderijos e campos de treinamento.

Tikrit, berço do falecido ditador Saddam Hussein e principal alvo da ofensiva lançada ontem, está quase rodeada pelas forças leais ao governo iraquiano.

Esta ofensiva militar de grande envergadura, na qual além de tropas regulares participam milicianos ligados ao governo, começou ontem a partir de cinco eixos, com o objetivo de expulsar o EI do norte de Saladino e recuperar Tikrit.

A situação geográfica de Saladino, entre Bagdá e Ninawa, cuja capital é Mossul, principal reduto dos extremistas no Iraque, lhe outorga uma grande importância estratégica na guerra entre o EI e as forças iraquianas.

Se conseguissem recuperá-la totalmente, as forças iraquianas exerceriam uma maior pressão ao sul de Mossul, segunda maior cidade do Iraque, que tentam libertar desde que foi ocupada pelos jihadistas em junho do ano passado.

No início do mês de janeiro, o exército governamental conseguiu recuperar totalmente o sul de Saladino, após uma grande ofensiva que começou no final de 2014.