Topo

Netanyahu elogia Obama no Congresso dos EUA por permanente apoio a Israel

Nicholas Kamm/AFP
Imagem: Nicholas Kamm/AFP

Em Washington

03/03/2015 15h24

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, elogiou nesta terça-feira (3) o presidente Barack Obama perante o Congresso dos Estados Unidos por seu permanente apoio a Israel.

"Apreciamos tudo o que o presidente Obama fez por Israel, muito do que é amplamente conhecido (...) Mas algumas coisas que fez por Israel nunca serão conhecidas por tratar-se de assuntos delicados", explicou o primeiro-ministro.

O discurso de Netanyahu, o terceiro que realiza como primeiro-ministro israelense perante o plenário do Congresso americano, gerou uma grande polêmica, já que foi convidado diretamente pelo presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, sem consultar antes a Casa Branca, o que provocou alguns atritos.

"A notável aliança entre Israel e Estados Unidos sempre esteve acima da política, e deve permanecer sempre acima da política", acrescentou Netanyahu.

A Casa Branca já havia antecipado que Obama não escutaria o discurso do primeiro-ministro, enquanto o vice-presidente Joseph Biden, presidente do Senado, também não esteve no evento por estar em viagem oficial na Guatemala.

Por sua vez, cerca de 50 legisladores democratas anunciaram previamente ao discurso do governante israelense que o boicotariam.

Obama não quis reunir-se com Netanyahu durante esta viagem à capital americana por acontecer apenas duas semanas antes das próximas eleições gerais em Israel, nas quais o primeiro-ministro tentará a reeleição.

No entanto, para diminuir o grau de tensão, o primeiro-ministro israelense começou seu discurso perante os legisladores dedicando vários minutos de agradecimento aos esforços do presidente americano para ajudar ao povo israelense.

"Telefonei para ele em 2010 quando tivemos o incêndio florestal no Monte Carmelo, e ele imediatamente aceitou responder a meu pedido de ajuda urgente. Em 2011, tivemos nossa embaixada no Cairo em estado de sítio e, outra vez, proporcionou assistência vital em um momento crucial", lembrou Netanyahu.

Netanyahu defende aliança com EUA apesar de crise sobre o Irã