Topo

Protesto por morte de mendigo baleado por policiais reúne 200 pessoas nos EUA

03/03/2015 18h43

Los Angeles (EUA), 3 mar (EFE).- Cerca de 200 pessoas protestaram nesta terça-feira em Skid Row, em Los Angeles, onde um mendigo morreu após ser baleado por policiais da localidade, ostentando cartazes cobrando o fim da violência dos agentes de segurança.

A manifestação começou por volta de 8h (13h, no horário de Brasília) e consistiu em uma marcha do local da morte de Charley Saturmin Robinet até a sede do Departamento de Polícia de Los Angeles.

Entre as palavras de ordem, os manifestantes cobravam o fim dos "linchamenos modernos" e do "estado policial". Além disso, gritavam "They Can't Kill Africa!" ("Não podem matar África!"). O mendigo, de 39 anos, era conhecido como África.

Segundo a polícia de Los Angeles, Charley era suspeito de ter cometido um roubo, e tentou roubar a arma de um dos agentes que o revistava. O homem já havia sido condenado por assalto à mão armada, 15 anos atrás.

Como evidência para provar que o mendigo foi morto após resistir à prisão, o comandante da polícia local, Charlie Beck, apresentou fotografias da arma com diversas marcas, que demonstrariam uma luta pelo seu controle.

Além disso, as autoridades teriam posse de um vídeo em que se pode escutar um dos policiais dizendo, repetidas vezes, que o Charley estava com pistola e se negou a obedecer as ordens dos agentes, o que fez com que ele fosse alvejado.

As imagens da ocorrência foram gravadas por pessoas que passavam pelo local e postadas nas redes sociais. Um vídeo salvo no Facebook mostra seis agentes abordando o mendigo. Depois, cinco tiros são escutados. A ação também foi gravada pelas câmeras que os dois policiais tinham junto ao corpo.