Topo

Atentado com caminhão-bomba deixa 3 mortos e 8 feridos no Iraque

18/03/2015 06h29

Bagdá, 18 mar (EFE).- Pelo menos três pessoas morreram e outras oito ficaram feridas nesta quarta-feira após a explosão de um caminhão-bomba no sul do Iraque, perto da fronteira com o Kuwait, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

O atentado aconteceu perto de uma fábrica dessalinizadora de água, na área de Safuan, localizada na província de Basra, detalhou a fonte, que acrescentou que os feridos, de diversa gravidade, foram internados em hospitais da região.

A província de Basra, junto às demais localizadas ao sul da capital iraquiana, todas de maioria xiita, registram poucas ações de violência.

A tensão se vive, sobretudo, ao norte e ao oeste de Bagdá, onde o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) tomou o controle de extensas áreas nas províncias de Ninawa, Saladino (norte) e Al Anbar (oeste).

Os combatentes dessa organização terrorista conquistaram Mossul, a segunda maior cidade iraquiana e capital de Ninawa, no dia 10 de junho do ano passado e declararam um califado nas áreas sob seu controle no norte da Síria e do Iraque, onde impuseram uma interpretação radical do islã.