Topo

Cerca de 1.200 pessoas são evacuadas em Londres devido à bomba da 2ª Guerra

Tolga Akmen/London News Pictures/Zumapress/Xinhua
Imagem: Tolga Akmen/London News Pictures/Zumapress/Xinhua

Em Londres

24/03/2015 13h58

Aproximadamente 1.200 pessoas foram evacuadas nesta terça-feira (24) de suas casas no sudeste de Londres, após uma bomba lançada pelo Exército durante a Segunda Guerra Mundial na capital britânica ser encontrada no bairro de Bermondsey.

A polícia advertiu que uma hipotética explosão "destruiria casas e colocaria a vida de muita gente em perigo", por isso evacuou as pessoas que vivem a menos de 200 metros do local onde o artefato foi encontrado.

"Soldados do Exército britânico asseguraram que, caso que a bomba explodisse, os edifícios em um raio de 200 metros ficariam seriamente afetados. Ficar na zona é pôr em perigo suas vidas", acrescentou a polícia.

Na quarta-feira passada, um grupo de operários encontrou nos alicerces de um lar para idosos a bomba, de 455 quilos.

A polícia estabeleceu um perímetro de segurança de 100 metros na área, que mais tarde foi ampliado para 400, e fechou o trânsito na emblemática Ponte de Londres.

Um grupo antibombas segue trabalhando em Bermondsey para desativar o artefato, de 1,5 metro de diâmetro, que está enterrado a uma profundidade de entre dois e três metros.

O vereador do distrito, Lucas Green, elogiou o "excelente" trabalho do serviço de emergência e a "grande resposta" dos residentes, e negou que a polícia tenha espalhado um "medo desnecessário".

"Esta área sofreu o bombardeio alemão na Segunda Guerra Mundial e ainda sabe como reagir em situações similares. Existe o risco das pessoas pensarem que está tudo resolvido, mas agora começa o trabalho duro de verdade", disse Green.

Segundo ele, cerca de 100 pessoas foram realojadas ontem. Entre 2009 e 2014, o corpo de bombeiros de Londres encontrou na capital britânica sete bombas e cinco granadas de mão do período da Segunda Guerra Mundial.