Topo

Incidentes similares que ocorreram antes da tragédia aérea na França

26/03/2015 17h21

Redação Central, 26 mar (EFE).- A tragédia aérea provocada pelo copiloto da Germanwings Andreas Lubitz, que derrubou deliberadamente um avião da companhia alemã com 150 pessoas a bordo nos Alpes franceses, na última terça-feira, se soma a outros incidentes similares ocorridos anteriormente:.

- 21 agosto 1994.- Morreram 44 pessoas que estavam em um avião da companhia Royal Air Maroc perto de Agadir, no Marrocos, em um voo com origem nesta mesma cidade e com destino a Casablanca.

O piloto desligou o modo de voo automático e provocou a queda. A associação que reúne a maior parte dos pilotos dessa companhia aérea nacional colocou em dúvida a versão de suicídio.

- 19 dezembro 1997.- Morreram 104 pessoas que estavam em um Boeing 737 da companhia Silk Air, de Cingapura, que caiu no rio Musi, na ilha de Sumatra, uma hora depois de decolar de Jacarta.

Segundo a investigação, a queda pode ter sido um ato premeditado de suicídio do piloto, pois não foram registradas falhas no avião até que alguém apagou os registros de gravação da cabine de controle minutos antes do desastre, realizando "voo controlado em direção ao solo".

- 11 outubro 1999.- Um piloto suicida roubou um avião ATR da Air Botsuana e o jogou contra outras duas das três aeronaves da companhia, que estavam estacionadas no aeroporto de Gaberone, na África do Sul. O homem tinha sido retirado recentemente do serviço por causa de problemas de saúde.

- 31 outubro 1999.- Morreram 217 pessoas que estavam a bordo de um Boeing 767 da Egypt Air que caiu no mar perto do litoral de Massachussetts, nos Estados Unidos, pouco depois de decolar de Nova York com destino ao Cairo.

Segundo a investigação, após o piloto se ausentar da cabine de comando, o copiloto iniciou uma vertiginosa descida e uma confusa série de manobras, que resultaram na queda da aeronave no mar.

- 29 novembro 2013 .- Morreram os 33 ocupantes de um avião Embraer ERJ-190 após o piloto provocar deliberadamente a queda da aeronave no Parque Nacional Bwabwata, na Namíbia.

Ele mudou a configuração do voo de automática para manual e iniciou uma descida brusca. Aparentemente, o piloto tinha perdido um filho um ano antes em um outro acidente, além de ter problemas graves com sua esposa.