Topo

Jordânia anuncia participação na operação militar contra rebeldes no Iêmen

AFP
Imagem: AFP

Em Amã

26/03/2015 06h23

O governo da Jordânia anunciou nesta quinta-feira (26) que participa, junto a outros países árabes, das operações militares contra o movimento xiita dos houthis "para apoiar a legitimidade do Iêmen", em alusão ao presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi.

Segundo a agência oficial jordaniana "Petra", a Jordânia faz parte da "Operação Tempestade da Firmeza", que se efetua "de maneira coordenada para respaldar a segurança e a estabilidade do Iêmen".

Um responsável governamental jordaniano, citado pela agência, indicou que Amã defende um processo político no Iêmen que inclua todas as partes.

Também destacou que esta participação reflete os "laços históricos" entre a Jordânia e os países do Golfo Pérsico, especialmente com a Arábia Saudita, país que lidera a campanha e já bombardeou posições dos houthis.

Sobre a intervenção militar, a fonte não quis entrar em detalhes e rejeitou comentar a possibilidade de uma operação terrestre.

Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar e Bahrein, membros do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), decidiram nesta madrugada responder ao pedido do presidente iemenita de atuar militarmente para conter a ofensiva dos rebeldes houthis.

Estes países, aos quais também se somaram Egito e Jordânia, alegam que "o golpe de Estado" dos houthis e seu avanço representam uma ameaça para a segurança e a estabilidade do Iêmen e da região.