Topo

Soldado americano é detido junto com um primo por apoio ao Estado Islâmico

Fachada do prédio da Guarda Nacional do Exército dos EUA em Illinois - Jim Young/Reuters
Fachada do prédio da Guarda Nacional do Exército dos EUA em Illinois Imagem: Jim Young/Reuters

Em Washington

26/03/2015 18h40

O FBI, a polícia federal americana, prendeu um soldado das Forças Armadas dos Estados Unidos que tinha planejado viajar para o Oriente Médio para oferecer ao Estado Islâmico seus conhecimentos militares, e também seu primo, que ficaria no território americano para supostamente cometer um atentado, informou nesta quinta-feira (26) o Departamento de Justiça em comunicado.

Os detidos comparecerão hoje diante da juíza Sheila Finnegan, da Corte do Distrito de Illinois, acusados de fornecer apoio material ao Estado Islâmico,

O soldado, Hassan Edmonds, 22, e pertencente à Guarda Nacional do Exército dos EUA, foi detido nesta quarta-feira (25) por agentes do FBI no Aeroporto Internacional de Chicago, quando estava prestes a tomar um voo com destino ao Cairo, no Egito.

Seu primo, Jonas Edmonds, 29, e também cidadão americano, foi detido em sua casa de Aurora, no Estado de Illinois.

Segundo a denúncia criminal apresentada à Justiça americana, os dois acusados traçaram um plano para que Hassan Edmonds viajasse ao exterior com o propósito de cometer atentados terroristas em nome do Estado Islâmico, se aproveitando de seu treinamento militar.

O plano conferia a Jonas Edmonds um papel de retaguarda, já que ficaria nos Estados Unidos supostamente com a intenção de executar um ataque terrorista contra uma instalação militar de Illinois, uma vez que seu primo estivesse fora do país.

As atividades do soldado atraíram a atenção do FBI no final de 2014, segundo o documento judicial.

Então, um agente infiltrado do FBI enviou uma solicitação de amizade pela Facebook a Hassan Edmonds, que começou a trocar mensagens com o agente e confessou a ele seu plano de realizar um atentado em nome do Estado Islâmico.

"Quero ter certeza que todos os meus assuntos estarão resolvidos aqui antes de partir e dar tudo de mim a 'deen' (fé, em árabe). Na minha maneira de ver, este é o melhor caminho. Se não, já teria partido há meses. Inshallah (Se Alá quiser), será em breve. Trabalho para isso todos os dias", disse Edmonds ao agente do FBI, segundo a denúncia.

Posteriormente, os dois acusados se reuniram com o agente infiltrado e lhe confessaram o plano e sua intenção de realizar um ataque armado contra uma instalação militar americana no norte de Illinois, na qual Hassan Edmonds foi treinando.

O primo, Jonas Edmonds, pediu ao agente que o ajudasse no ataque para o qual tinham previsto se camuflar com uniformes da Guarda Nacional e utilizar a informação que Hassan Edmonds tinha conseguido em seu trabalho para entrar na base.

"Perseguiremos e processaremos com vigor todos aqueles que apoiam o Estado Islâmico e sua agenda de violência impiedosa", advertiu em comunicado o promotor do Distrito Norte de Illinois, Zachary T. Fardon.

"Qualquer pessoa que ameace nossos cidadãos e aliados, seja no exterior ou aqui nos Estados Unidos, enfrentará a força da Justiça", acrescentou o promotor.

Se os dois acusados forem considerados culpados de conspiração para fornecer apoio material a uma organização terrorista estrangeira, poderiam ser condenados a 15 anos de prisão e ao pagamento de uma multa de US$ 250 mil.