Topo

China e Cazaquistão assinam 30 acordos de cooperação em diversos setores

27/03/2015 15h05

Pequim, 27 mar (EFE).- A China e o Cazaquistão assinaram 30 acordos de cooperação em diversos setores, entre eles a construção de uma estação de energia eólica por uma companhia chinesa com consultoria espanhola, e elogiaram a iniciativa proposta por Pequim de recuperar a Rota da Seda.

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, reuniu-se nesta sexta-feira com seu colega cazaque, Karim Masimov, e ambos assinaram 30 acordos de cooperação no Grande Palácio do Povo, em Pequim, sede do parlamento chinês.

Na reunião entre os líderes, Li expressou sua satisfação por receber Masimov em Pequim após viajar ao Cazaquistão em dezembro, onde lembrou que fazia "muito frio", e expressou a vontade da China de seguir impulsionando a cooperação entre ambos os países.

O primeiro-ministro cazaque, por sua parte, agradeceu o convite de Li e demonstrou sua vontade de intensificar o "trabalho conjunto".

Em cerimônia posterior, representantes dos dois países assinaram acordos de cooperação no setor de alfândegas, gestão de fronteiras, cooperação tecnológica, cultura e economia.

Entre eles, destaca-se a construção de uma usina eólica no Cazaquistão pela chinesa Power Construction Corporation, com sede na província de Hebei, em parceria com uma consultoria espanhola, cujo nome não foi informado.

Além disso, foi definido que o Banco de Desenvolvimento da China financiará projetos de comércio, investimento, mineração e importação no Cazaquistão.

Outro ponto acertado foi o aprofundamento da cooperação entre empresas chinesas e cazaques de mineração, petróleo e transporte urbano na capital do Cazaquistão, Astana, assim como de produtos bioquímicos e linhas de produção de automóveis.

O primeiro-ministro cazaque também se encontrou com o presidente Xi Jinping. O dirigente chinês ressaltou o rápido desenvolvimento das relações entre ambos os países e disse que é preciso seguir impulsionando os contatos, "entendendo as políticas de cada país e aumentando a confiança mútua".

"A China e o Cazaquistão estão em um momento crucial de desenvolvimento", afirmou Xi. O presidente ressaltou a importância da recuperação da Rota da Seda entre China e Ásia Central, uma iniciativa que Xi apresentou na sua visita ao Cazaquistão em 2013.

Masimov concordou com Xi e disse esperar que o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, impulsionado por Pequim e ao qual já se somaram mais de trinta países, junto aos fundos para a Rota da Seda, ajudem a aumentar a cooperação China-Cazaquistão em diversos setores.

A China espera a colaboração do Cazaquistão para "aperfeiçoar" estes dois organismos, assinalou Xi Jinping, que transferiu a Masimov seu desejo de que o povo cazaque participe da comemoração do final da Segunda Grande Guerra, que Pequim prevê celebrar em setembro.

Após sua visita a Pequim, Masimov participará neste fim de semana do fórum de Boao, realizado na ilha chinesa de Hainan, no sul do país.

Os países de Ásia Central, como o Cazaquistão, são uma das prioridades da política externa da China, que procura transformar a região em sua principal fonte de energia.